O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), atendeu solicitação do deputado estadual Amilton Filho (MDB) e ampliou o Goiás Social Programa Para Ter Onde Morar – Aluguel Social, que nas próximas semanas contemplará a população de 37 municípios goianos com 10.182 benefícios a serrem concedidos por meio de três editais que compreenderão períodos diferentes para receber as inscrições (veja abaixo as datas para as inscrições e os municípios atendidos).
“Apesar de o Para Ter Onde Morar já ter alcançado um contingente enorme da população de Goiás, ainda há pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional, por isso procurei o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela para que pudéssemos ampliar o número de municípios e, consequentemente, a quantidade de pessoas a serem atendias. E claro, não posso deixar de mencionar o presidente da Agehab, Alexandre Baldy que se juntou a mim nesta reivindicação”, afirmou o deputado.
Os municípios foram divididos em três blocos, com um edital para cada. O primeiro deles já está com as inscrições abertas desde a última terça-feira, dia 3 de fevereiro e segue recebendo as inscrições até o próximo dia 3 de março, com 5.982 vagas disponíveis em 21 municípios.
O segundo edital começará a receber as inscrições no próximo dia 13 de fevereiro e segue até o dia 13 de março, contemplando 2.800 vagas em 15 municípios. Já o terceiro edital prevê quer as inscrições serão abertas no dia 24 de fevereiro e prossegue as recebendo até o dia 24 de março. Este edital contempla unicamente o município de Trindade, e disponibilizará 1.400 vagas para a cidade.
Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site da Agehab (https://goias.gov.br/agehab) e seguir os passos recomendados. Também será possível realizar as inscrições pela aplicativo do Aluguel Social. As pessoas que não possuírem acesso à internet poderão procurar os postos de atendimento nos Vapt Vupt ou nos pontos de atendimento das prefeituras locais.
O primeiro edital, que abriu as inscrições em 3 de fevereiro e segue recebendo-as até o dia 3 de março contempla os seguintes municípios: Alvorada do Norte, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caçu, Ceres, Goianésia, Goianira, Goiatuba, Itaberaí, Itumbiara, Luziânia, Mambaí, Mara Rosa, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Porteirão, Rialma, Rio Verde, São Luís de Montes Belos e Uruana.
O segundo edital, cujo período de inscrição é de 13 de fevereiro a 13 de março, beneficiará os municípios de Abadiânia, Americano do Brasil, Campo Limpo de Goiás, Cidade Ocidental, Formoso, Iporá, Monte Alegre de Goiás, Mundo Novo, Nova Roma, Padre Bernardo, Pires do Rio, Pontalina, Quirinópolis, São Domingos e Serranópolis.
Por fim, será atendido com edital próprio o município de Trindade no período de 24 de fevereiro a 24 de março. Todos os interessados poderão se inscrever pelo site: goias.gov.br/agehab/aluguelsocial ou pelo aplicativo Aluguel Social.
Os principais critérios para se inscrever são: constar do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizado, residir no município há pelo menos três anos, não possuir imóvel próprio e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Também é necessário que a pessoa atenda a pelo menos um dos critérios específicos, como estar superendividada, viver em moradia improvisada, ter gasto excessivo com aluguel, ser idoso, pessoa com deficiência ou ter a família chefiada por apenas um dos pais. O benefício proporciona o pagamento de um valor mensal de R$ 350, por 18 meses, para o aluguel de imóveis situados nos municípios goianos com vagas abertas.


